Sobre la revista
A Revista CBTecLE (ISSN 2526-4478), é uma publicação semestral do Centro Paula Souza e tem como missão disseminar conhecimentos científicos inéditos baseados em artigos e relatos de experiências no campo do ensino de línguas, incentivando a participação de professores, pesquisadores e acadêmicos de instituições nacionais e internacionais. É uma publicação que abrange as seguintes áreas temáticas:
- Abordagens teóricas e aplicadas ao ensino e aprendizagem;
- Análise do discurso;
- Currículo para ensino de línguas;
- Educação bilingue;
- Ensino-aprendizagem de línguas de sinais;
- Formação de professores e coordenadores de programas de ensino de línguas;
- Gêneros textuais/discursivos e seu papel no ensino de línguas;
- Interação e gestão educacional nos contextos presencial e digital;
- Letramento críticos, multiculturalismo, translíngua e repertórios;
- Letramento e fluência digital, games e criação de aplicativos;
- Línguas e abordagens voltadas à internacionalização;
- Línguas para fins específicos;
- Metodologias ativas e o ensino de línguas;
- Políticas públicas (língua materna e estrangeira);
- Tecnologias digitais e ensino-aprendizagem de línguas;
- Uso de IA no ensino de línguas.
Confira as normas para submissão aqui.
La Revista CBTecLE (ISSN 2526-4478) es una publicación semestral del Centro Paula Souza, cuya misión es difundir conocimientos científicos inéditos basados en artículos y relatos de experiencias en el campo de la enseñanza de lenguas, fomentando la participación de docentes, investigadores y académicos de instituciones nacionales e internacionales. Es una publicación que abarca las siguientes áreas temáticas:
- Alfabetización crítica, multiculturalismo, translenguaje y repertorios;
- Alfabetización y fluidez digital, creación de juegos y aplicaciones;
- Análisis del discurso;
- Currículo para la enseñanza de lenguas;
- Educación bilingüe;
- Enfoques teóricos y aplicados a la enseñanza y el aprendizaje;
- Enseñanza-aprendizaje de la lengua de señas;
- Formación de profesores y coordinadores de programas de enseñanza de idiomas;
- Géneros textuales/discursivos y su papel en la enseñanza de lenguas;
- Idiomas para fines específicos
- Interacción y gestión educativa en contextos presencial y digital;
- Lenguas y enfoques orientados a la internacionalización;
- Metodologías activas y enseñanza de idiomas;
- Políticas públicas (lengua materna y lengua extranjera);
- Tecnologías digitales y enseñanza-aprendizaje de idiomas;
- Uso de la IA en la enseñanza de idiomas.
The CBTecLE Journal (ISSN 2526-4478) is a biannual publication of the Centro Paula Souza. Its mission is to disseminate original scientific knowledge through articles and reports in the field of language teaching, encouraging the participation of teachers, researchers, and academics from national and international institutions. The publication covers the following research areas:
- Active methodologies and language teaching;
- Bilingual education;
- Critical literacy, multiculturalism, translanguaging, and repertoires;
- Curriculum for language teaching;
- Digital technologies in language teaching and learning;
- Discourse analysis;
- Interaction and educational management in both face-to-face and digital contexts;
- Languages and approaches aimed at internationalization;
- Languages for specific purposes;
- Literacy and digital fluency, games, and app creation;
- Public policies (native and foreign languages);
- Teacher and coordinator development for language teaching programs;
- Teaching and learning of sign languages;
- Textual/discursive genres and their role in language teaching;
- Theoretical and applied approaches to teaching and learning;
- Use of AI in language teaching
Equipe Editorial:
Profa. Dra. Maria Cláudia Nunes Delfino
Profa. Dra. Marilisa Shimazumi
Número actual
A Revista CBTecLE é uma publicação semestral da Coordenação de Línguas das Fatecs do Centro Paula Souza, lançada pela primeira vez em 2017. Seu objetivo é incentivar professores, pesquisadores e acadêmicos de diferentes instituições brasileiras e internacionais a divulgar suas produções no ensino de línguas.
