RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA DOCÊNCIA DO ENSINO TÉCNICO: COMPETÊNCIAS, ÉTICA E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA
Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Ensino Técnico, Competências Docentes, Ética, Mediação PedagógicaResumo
O presente trabalho apresenta um relato de experiência sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) na prática docente no ensino técnico, destacando as competências técnicas, pedagógicas, éticas e políticas envolvidas em seu uso. A experiência foi desenvolvida em uma Escola Técnica Estadual (ETEC) do Centro Paula Souza, pertencente ao eixo tecnológico da Indústria, com turmas dos cursos Técnico e Médio Técnico. O relato descreve o planejamento, a execução e a percepção dos alunos em uma oficina que integrou o uso de ferramentas de IA (ChatGPT, Copilot e Canva) na elaboração de materiais didáticos e atividades avaliativas. A análise considera as dimensões da docência — técnica, pedagógica, ética e política — e propõe uma reflexão crítica sobre a formação docente necessária para o uso ético e humanizado da IA. Conclui-se que a integração consciente das tecnologias fortalece o papel mediador do professor e promove uma educação técnica mais reflexiva, inclusiva e inovadora.
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