METODOLOGIA ATIVA ASSISTIDA: A EDUCAÇÃO DE INDIVÍDUOS ADULTOS COM 50 ANOS DE IDADE OU MAIS FACILITADA PELA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Autores

  • Marcello Pereira Benevides Escola Senai de Taubaté/SP
  • Márcia Regina de Oliveira Universidade de Taubaté
  • Marcus Vinicius Souza Dias ETEC Machado de Assis, Caçapava/SP
  • Roque Antônio Moura Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos/SP/Brasil https://orcid.org/0000-0002-3036-7116

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Educação de pessoas 50 , Inclusão digital, Personalização

Resumo

A inteligência artificial (IA) tem revolucionado a educação ao oferecer soluções personalizadas e inclusivas, mas seu potencial na educação de pessoas com 50 anos ou mais permanece ainda pouco explorado. No contexto educacional este trabalho explora o potencial da combinação entre metodologias ativas e IA na educação de indivíduos adultos na faixa etária de cinquenta ou mais e assim reconhece as particularidades e os desafios do processo de aprender nessa faixa etária. Por meio de uma revisão bibliográfica e sua análise, faz uma reflexão sobre as oportunidades e os desafios da implementação identificando que os adultos cinquentões estão cada vez mais procurando voltar aos bancos escolares. Esta pesquisa, neste sentido objetiva analisar como a IA pode facilitar o processo e a construção de um conhecimento contínuo e atualizado, promovendo a inclusão digital e transpondo desafios específicos desse grupo etário como barreiras tecnológicas e necessidades emocionais. Por meio de uma análise SWOT, identificou-se oportunidades com a personalização do ensino e automação de tarefas administrativas. Contudo, há ameaças como a dependência tecnológica e questões éticas. Conclui-se que a Inteligência Artificial possibilita transformar a educação para esse público de 50 anos ou mais e facilitar a inclusão definitiva na sociedade ativa e produtiva.

Biografia do Autor

Marcello Pereira Benevides, Escola Senai de Taubaté/SP

Docente do Ensino Superior na Faculdade Senai de Taubaté/SP  

Márcia Regina de Oliveira, Universidade de Taubaté

Doutora e Docente do Ensino Superior na Universidade de Taubaté/SP

Marcus Vinicius Souza Dias, ETEC Machado de Assis, Caçapava/SP

Docente do Ensino Profissionalizante na ETEC Caçapava/SP 

Roque Antônio Moura, Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos/SP/Brasil

Docente do Ensino Superior na Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos/SP

Referências

ADEL, A.; AHSAN, A.; DAVISON, C. ChatGPT Promises and Challenges in Education: Computational and Ethical Perspectives. Education Sciences, vol. 14, n.8, 2024.

Disponível em: https://doi.org/10.3390/educsci14080814

ALMUFARREH, A. Determinants of Students’ Satisfaction with AI Tools in Education: A PLS-SEM-ANN Approach. Sustainability, vol. 16, n.13, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su16135354.

CHEN, L., CHEN, P., & LIN, Z. Artificial Intelligence in Education: A Review. IEEE Access, vol. 8, pp.75264-75278, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1109/ACCESS.2020.2988510.

CINAR, A.B., & BILODEAU, S. Incorporating AI into the Inner Circle of Emotional Intelligence for Sustainability. Sustainability, vol.16, n.15, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su16156648.

COELHO, M. H.; SARTOR, M.; MANENTE, M. T.; FRIGO, L. B. e POZZEBON, E. Tecnologia, Inovação e Educação: Caminhando Juntas para o Desenvolvimento de Smart Cities. Revista novas tecnologias na Educação – UFRGS, v.15, n. 2, 2017.

CONG, Y. (2024). AI Language Models: An Opportunity to Enhance Language Learning. Informatics, 11, 49, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.3390/informatics11030049.

COSTA, J. C. L.; SANTOS, D. F. A.; OLIVEIRA, M. R. de; MOURA, R. A. Aprendizagem com solução de problemas reais para aprimoramento discente na injunção socioprofissional. Revista Contribuciones Las Ciencias Sociales, [S. l.], v. 18, n. 2, 2025. Disponível em: DOI: 10.55905/revconv.18n.2-100.

CUNHA, I. O. J.; JUNIOR, I. A. C.; MOURA, G. G.; MOURA, R. A.; SILVA, M. B. Segurança e ergonomia para força laboral feminina: interação com máquinas colaborativas. Sodebras, vol. 16, no. 187, 2021. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.29367/issn.1809-3957.16.2021.187.08

FERNÁNDEZ-HERRERO, J. Evaluating Recent Advances in Affective Intelligent Tutoring Systems: A Scoping Review of Educational Impacts and Future Prospects. Education Sciences, vol 14, n.8, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.3390/educsci14080839.

HAO, M., WANG, Y., & PENG, J. Empirical Research on AI Technology-Supported Precision Teaching in High School Science Subjects. Applied Sciences, vol. 14, no. 17, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.3390/app14177544.

KOZOV, V., IVANOVA, B., SHOYLEKOVA, K., & ANDREEVA, M. Analyzing the Impact of a Structured LLM Workshop in Different Education Levels. Applied Sciences, vol. 14, no. 14, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.3390/app14146280.

MOURA, J. L.; MOURA, R. A. Interação humano-máquina no sistema produtivo da indústria 4.0 visando aumentar a produtividade e reduzir lesões por esforços repetitivos. Anais do VI CIMATech -VI Congress of Industrial Management and Aeronautical Technology, Fatec de São José dos Campos/SP, 2019. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.37619/issn2447-5378.v1i6.213.217-227

MOURA, R. A. DE, SANTOS, D. F. A., GOUSSAIN, B. G. S., OLIVEIRA, M. R. DE, & SILVA, M. B. Design of Experiments (Doe) for non-specialists in statistics in the food industry: trials with popcorn. RGSA Revista de Gestão, v. 18, no. 10, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.24857/rgsa.v18n10-229

MUTAMBIK, I. The Use of AI-Driven Automation to Enhance Student Learning Experiences in the KSA: An Alternative Pathway to Sustainable Education. Sustainability, vol. 16, no. 14, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su16145970.

NNADI, L.C., WATANOBE, Y., RAHMAN, M.M., & JOHN-OTUMU, A.M. Prediction of Students’ Adaptability Using Explainable AI in Educational Machine Learning Models. Applied Sciences, vol. 14, no. 12, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.3390/app14125141.

OLIVEIRA, M. R. de; BENEVIDES, K. D. G.; RUFINO, L. J. G. C.; SANTOS, D. F. A.;

PRINCE, M. Does active learning work? A review of the research. Journal of Engineering Education, vol. 93, no. 3, pp. 223-231, 2024.

SEO, K., TANG, J., ROLL, I., FELS, S., & YOON, D. The impact of artificial intelligence on learner–instructor interaction in online learning. International Journal of Educational Technology in Higher Education, vol. 18, no. 54, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s41239-021-00292-9.

SIEMENS, G.. Massive open online courses: Innovation in education? In R. McGreal, W. Kinuthia, & S. Marshall (Eds.), Open educational resources: Innovation, research and practice 1, pp. 5-20. Commonwealth of Learning and Athabasca University Press, 2013.

SILVA, E. A.; CAMARGO, A. A.; SILVA, M. B.; MOURA, R. A. Neuroergonomía y Tecnologías inmersivas para lograr un envejecimiento saludable sin dolor y además sin ortesis. Revista Ciências Exatas. vol. 30, no. 2, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.69609/1516-2893.2024.v30.n2.a3916

ULLRICH, A., VLADOVA, G., EIGELSHOVEN, F., & RENZ, A. Data mining of scientific research on artificial intelligence in teaching and administration in higher education institutions: a bibliometrics analysis and recommendation for future research. Discover Artificial Intelligence, vol. 2, no, 16, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s44163-022-00031-7

VÁZQUEZ-PARRA, J. C., HENAO-RODRÍGUEZ, C., LIS-GUTIÉRREZ, J. P., & PALOMINO-GÁMEZ, S. (2024). Importance of University Students’ Perception of Adoption and Training in Artificial Intelligence Tools. Societies, vol. 14, no. 8, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.3390/soc14080141.

WANGSA, K., KARIM, S., GIDE, E., & ELKHODR, M. A Systematic Review and Comprehensive Analysis of Pioneering AI Chatbot Models from Education to Healthcare: ChatGPT, Bard, Llama, Ernie, and Grok. Future Internet, vol. 16, no. 7, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.3390/fi16070219.

XU, Y., ZHU, J., WANG, M., QIAN, F., YANG, Y., & ZHANG, J. The Impact of a Digital Game-Based AI Chatbot on Students’ Academic Performance, Higher-Order Thinking, and Behavioral Patterns in an Information Technology Curriculum. Applied Sciences, vol. 14, no. 15, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.3390/app14156418.

Downloads

Publicado

11/12/2025

Como Citar

Benevides, M. P., Oliveira, M. R. de, Dias, M. V. S., & Moura, R. A. (2025). METODOLOGIA ATIVA ASSISTIDA: A EDUCAÇÃO DE INDIVÍDUOS ADULTOS COM 50 ANOS DE IDADE OU MAIS FACILITADA PELA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. evista BTecLE, 9(2), 181–190. ecuperado de https://revista-cbtecle.cps.sp.gov.br/index.php/CBTecLE/article/view/1278

Edição

Seção

Artigos