TRAJETÓRIAS, CRENÇAS E IDENTIDADES DOCENTES: ANÁLISE TEMÁTICA DAS NARRATIVAS DE PROFESSORES DE INGLÊS DE INSTITUTOS DE IDIOMAS E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores/as

Palabras clave:

Crenças e identidade docente, Formação de professores de inglês, Institutos de idiomas, Educação Profissional, Análise temática

Resumen

Este estudo investigou como professores de língua inglesa, atuantes em institutos de idiomas e na Educação Profissional de nível médio e superior, constroem sua identidade docente a partir de suas trajetórias, crenças e experiências formativas. A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório-interpretativo, utilizou um questionário narrativo com quatro participantes. As respostas foram analisadas por meio da análise temática de Braun e Clarke (2006; 2019), em um processo realizado em três etapas: análise inicial pelo pesquisador; revisão com o apoio de um agente de análise temática baseado em Inteligência Artificial; e interpretação final articulada ao referencial teórico. Os resultados evidenciaram cinco eixos centrais: (a) formação contínua e eventos críticos; (b) reconfiguração das crenças; (c) centralidade do aluno; (d) impacto e reconhecimento; e (e) identidade situada e negociada. Observou-se forte convergência entre os contextos investigados, especialmente no reconhecimento da centralidade do aluno e na percepção de que o ensino de inglês, embora voltado a finalidades específicas, transcende o tecnicismo e pode assumir uma dimensão formativa mais ampla. Conclui-se que a identidade docente é múltipla, situada e constantemente negociada, mas ressalta-se que os achados são exploratórios e apontam a necessidade de estudos mais amplos para aprofundar e confirmar tais tendências.

Citas

BARCELOS, A. M. F. Crenças sobre aprendizagem de línguas: o que todo professor de línguas deve saber. Campinas: Pontes, 2001a.

BARCELOS, A. M. F. Metodologia de pesquisa das crenças sobre aprendizagem de línguas: estado da arte. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 1, n. 1, p. 71-92, 2001b.

BARCELOS, A. M. F. Teachers’ and students’ beliefs within a Deweyan framework: Conflict and influence. In: KALAJA, P.; BARCELOS, A. M. F. (eds.). Beliefs about SLA: New research approaches. Dordrecht: Kluwer Academic, 2003. p. 171-199.

BARCELOS, A. M. F. Unveiling the relationship between language learning beliefs, emotions, and identities. Studies in Second Language Learning and Teaching, v. 5, n. 2, p. 301-325, 2015.

BRASILEIRO, T. S. A. Formação e desenvolvimento profissional de professores: saberes, identidade e prática docente. Revista Brasileira de Educação, v. 24, p. 439-454, 2019.

BRAUN, V.; CLARKE, V. Thematic analysis: a practical guide. London: Sage, 2019.

BRAUN, V.; CLARKE, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006.

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução de Dilma Maria de Mello. Uberlândia: EDUFU, 2015.

DARLING-HAMMOND, L. et al. Effective teacher professional development. Palo Alto: Learning Policy Institute, 2017.

DARLING-HAMMOND, L. Professional learning that supports student learning. Phi Delta Kappan, v. 92, n. 6, p. 81-92, 2011.

DARLING-HAMMOND, L. Teacher quality and student achievement: a review of state policy evidence. Educational Policy Analysis Archives, v. 8, n. 1, p. 1-44, 2000.

DUBAR, C. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

KALAJA, P.; BARCELOS, A. M. F. (orgs.). Beliefs about SLA: new research approaches. Dordrecht: Kluwer Academic, 2003.

LEFFA, V. J. A formação do professor de línguas: passado, presente e futuro. In: LEFFA, V. J. (org.). O professor de línguas: construindo a profissão. Pelotas: EDUCAT, 2012. p. 13-37.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARCELO, C. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo - Revista de Ciências da Educação, n. 8, p. 7-22, 2009.

NÓVOA, A. (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

PAJARES, M. F. Teachers’ beliefs and educational research: cleaning up a messy construct. Review of Educational Research, v. 62, n. 3, p. 307-332, 1992.

PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

SILVA, L. R. Fabriqueta - Agente de Análise Temática. ChatGPT, 2025. Disponível em: https://chatgpt.com/g/g-68c87285a288819184312d41f91e38d2-fabriqueta-agente-de-analise-tematica. Acesso em: 20 set. 2025.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2007.

VEIGA, I. P. A. Profissão professor: identidade e profissionalização docente. Campinas: Papirus, 2012.

WENGER, E. Communities of practice: learning, meaning, and identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

Publicado

2025-12-11

Cómo citar

Emerick, F., Salvanini, A., Fagundes Silva, A., & Avella Ramirez, R. (2025). TRAJETÓRIAS, CRENÇAS E IDENTIDADES DOCENTES: ANÁLISE TEMÁTICA DAS NARRATIVAS DE PROFESSORES DE INGLÊS DE INSTITUTOS DE IDIOMAS E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. evista BTecLE, 9(2), 119–135. ecuperado a partir de https://revista-cbtecle.cps.sp.gov.br/index.php/CBTecLE/article/view/1291

Artículos más leídos del mismo autor/a