CRENÇAS DOCENTES NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: MAPEAMENTO BIBLIOMÉTRICO DAS DISSERTAÇÕES E TESES DA BDTD (2019–2024)
Palavras-chave:
Crenças docentes, Identidade, Formação de professores, Linguística AplicadaResumo
Este estudo apresenta um mapeamento bibliométrico da produção acadêmica brasileira sobre crenças docentes no ensino de línguas estrangeiras, especificamente teses e dissertações defendidas entre 2019 e 2024. O objetivo foi analisar tendências temáticas, polos institucionais de produção e metodologias, relacionando os achados à discussão teórica sobre identidade, crenças e profissionalização docente. A pesquisa analisou 45 trabalhos da BDTD, focados principalmente na formação de professores de inglês. A maioria das produções concentra-se em universidades públicas nas regiões Sul e Sudeste. A distribuição anual mostrou um pico em 2023, sugerindo uma retomada ou represamento de defesas pós-pandemia. Os trabalhos demonstram como crenças e identidades manifestam-se como estratégias de resistência ou adaptação diante de desafios contemporâneos do magistério, como políticas neoliberais e mudanças curriculares. A análise metodológica revelou a predominância de abordagens qualitativas (84,4%), utilizando entrevistas, narrativas e diários. Classificadas por Barcelos (2020), a abordagem normativa é a mais prevalente (53,3%), seguida pela metacognitiva (31,1%) e contextual/etnográfica (15,6%). O estudo conclui que a pesquisa sobre crenças é essencial para aprimorar a formação de professores, reforçando a necessidade de futuros estudos que explorem a articulação entre crenças, práticas, emoções e o impacto das políticas públicas na identidade docente.
Referências
BALL, S. J. Educação Global S.A. Porto Alegre: Penso, 2014.
BARCELOS, A. M. F. Crenças sobre Aprendizagem de Línguas: Discursos de Professores Universitários. Campinas: Pontes, 2006.
BARCELOS, A. M F. Compreendendo a pesquisa (de) narrativa. In: JUNIOR, R. G. C. Pesquisa narrativa: histórias sobre ensinar e aprender línguas. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p.17-37.
BARP, Graziela. A Formação de professores de inglês e a investigação de crenças. 2019. 216 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.
CELANI, M. A. A. Ensino de línguas estrangeiras. Ocupação ou profissão. IN: LEFFA, V.J. O professor de línguas: construindo a profissão. Pelotas: Educat, 2006.
DUBAR, C. A crise das identidades. A interpretação de uma mutação. São Paulo: Editora Edusp, 2009.
GODOY, Pauliane Ferreira Gandhi de. Crenças e emoções de uma professora formadora de língua inglesa e de seus alunos: um estudo de caso. 2020. 225 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2020.
HALL, S. A Identidade Cultural na Pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP & A, 2003a.
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. In: Revista Brasileira de Educação, nº 23, 2003b.
MELLO, D. Pesquisa narrativa e formação de professores. In: JUNIOR, R. G. C. Pesquisa narrativa: histórias sobre ensinar e aprender línguas. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p.38-62.
NOVOA, A. Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 2013.
PAIVA, V. L. M. O. Autonomia e complexidade. Linguagem & Ensino, vol. 9, n.1, p. 77-127, 2006.
PENA, Gabriela Vieira. A construção das identidades de professores práticos e professores certificados de língua inglesa: uma análise das crenças de diferentes agentes. 2021. 165 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2021.
POLIDÓRIO, V. O ensino de língua inglesa no Brasil. Travessias, Cascavel, v. 8, n. 2, 2014.
RAMIREZ, R. A. Histórias de vida na formação do professor. São Paulo: CEETEPS, 2014.
ROMERO, T. R. de S. Narrativas e as identidades do docente de línguas. In: JUNIOR, R. G. C. Pesquisa narrativa: histórias sobre ensinar e aprender línguas. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p.87-109.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. Metodologia de pesquisa. 5. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2013.
SILVA, R. O. da. Crenças e emoções na construção das identidades de professores de inglês em formação. Curitiba, 2024.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ:Vozes, 2014.
VIEIRA, Natália Pereira. EJA: Diálogos entre crenças e ações de uma professora de Inglês. 2023. 144 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023
