PIBID EM AÇÃO: METODOLOGIAS ATIVAS, METODOLOGIAS ÁGEIS E INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Palavras-chave:
PIBID, Educação Profissional, Metodologias Ativas, Metodologias Ágeis, Inovação PedagógicaResumo
Este artigo apresenta os resultados e reflexões do subprojeto PIBID, desenvolvido pela Universidade São Judas Tadeu (USJT) em parceria com a ETEC Professora Adhemar Batista Heméritas, com foco na formação docente e no uso de metodologias inovadoras na Educação Profissional. A pesquisa teve como objetivo analisar como a integração entre metodologias ativas e metodologias ágeis contribui para o desenvolvimento de competências docentes e práticas pedagógicas inovadoras. A abordagem é qualitativa e descritiva, baseada em observação direta, análise de conteúdo (BARDIN, 2016) e estudo de caso (YIN, 2015). Foram observadas as ações realizadas de abril a outubro de 2025, com destaque para os projetos Literatura em Ação e Futuro em Ação – SAEB e ENEM. Os resultados apontam que o PIBID, ao incorporar princípios da gestão ágil e da aprendizagem ativa, fortaleceu o protagonismo discente, a colaboração entre licenciandos e professores e a integração entre universidade e escola técnica. A relevância desta pesquisa está na contribuição do PIBID para o fortalecimento da formação docente na Educação Profissional, evidenciando a importância de uma prática pedagógica colaborativa, reflexiva e inovadora que favorece o desenvolvimento de competências alinhadas às demandas contemporâneas da educação.
Referências
BACICH, Lilian; HOLANDA, Leonardo. Metodologias Ativas e Inovação na Educação: teoria e prática para o ensino híbrido. São Paulo: Penso, 2020.
BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: uma abordagem teórico-prática. São Paulo: Penso, 2018.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.
CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2010.
DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. 13. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
HIGHSMITH, Jim. Agile Project Management: creating innovative products. Boston: Addison-Wesley, 2009.
MORAN, José. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: como motivar e preparar os alunos para o século XXI. São Paulo: SENAC, 2015.
MORIN, Edgar. A Cabeça Bem-Feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 18. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
PERRENOUD, Philippe. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SUTHERLAND, Jeff. Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo. Rio de Janeiro: Sextante, 2014.
TAKEUCHI, Hirotaka; NONAKA, Ikujiro. The Knowledge-Creating Company: how Japanese companies create the dynamics of innovation. Oxford: Oxford University Press, 1995.
TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2011.
YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
