DISCIPLINAS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA (EMI) NO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO: A EXPERIÊNCIA DO CENTRO PAULA SOUZA

THE EXPERIENCE OF CENTRO PAULA SOUZA

Autores/as

  • Simone dos Santos Pereira Universidade de São Paulo
  • Edilson Borghi Fatec Prof. José Camargo
  • Erica Schmidt Fatec Sebrae
  • Lígia Garcia Ribeiro de Arruda

Palabras clave:

EMI, Ensino superior tecnológico, Internacionalização do currículo, Centro Paula Souza, Fatec

Resumen

O artigo tem como objetivo apresentar e analisar a experiência do Centro Paula Souza (CPS) na implementação de disciplinas ministradas em língua inglesa e espanhola, utilizando a metodologia English as a Medium of Instruction (EMI), no ensino superior tecnológico. A iniciativa, coordenada pela Assessoria de Relações Internacionais (ARInter), integra a política institucional de internacionalização e busca promover o desenvolvimento de competências linguísticas, interculturais e profissionais dos estudantes das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e de universidades internacionais parceiras do CPS. A partir de uma abordagem qualitativa, o estudo discute os fundamentos teóricos do EMI e suas relações com a internacionalização do currículo, a inovação pedagógica e a formação docente. Ainda, são também analisadas as percepções de professores e alunos envolvidos nas disciplinas, bem como os desafios e as potencialidades do modelo no contexto brasileiro da educação tecnológica pública. A discussão é fundamentada em aportes teóricos de Dearden (2014), Oliveira (2001), Baumvol e Sarmento (2016), entre outros. Os resultados alcançados apontam para o fortalecimento das competências globais e a ampliação das oportunidades acadêmicas e profissionais dos estudantes.

Citas

BAUMVOL, Laura K.; SARMENTO, Simone. A internacionalização em casa e o uso de inglês como meio de instrução. In: BECK, M. S.; MORITZ, M. E.; MARTINS, M. L. M.; HEBERLE, V. (Org.). Echoes: Further Reflections on Language and Literature. 1ed. Florianópolis: UFSC, v. 1, p. 65-82, 2016.

BRITISH COUNCIL, FAUBAI (Associação Brasileira de Educação Internacional). Guide to Brazilian Higher Education Courses in English. 2016. Disponível: https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/guide_brazilian_highered_courses_inenglish.pdf. Acesso em: 25 out 2025.

COYLE, Do, HOOD, Philip, MARSH, David. CLIL: Content and Language Integrated Learning. Cambridge University Press, Cambridge, 2010.

DEARDEN, Julie. English as Medium of Instruction: a growing global phenomenon. British Council, 2014. Disponível: https://www.britishcouncil.es/sites/default/files/british_council_english_as_a_medium_of_instruction.pdf. Acesso em: 25 out 2025.

FONSECA, Iolanda. Brazil’s English Skills Lag Far Behind Global Standards. The Rio Times, 2025. Disponível: https://www.riotimesonline.com/brazils-english-skills-lag-far-behind-global-standards/#:~:text=The%20country%20ranks%2081st%20out,the%20same%20everywhere%20in%20Brazil. Acesso em: 25 out 2025.

GUIMARÃES, Felipe F.; KREMER, Marcelo M. Adopting English as a Medium of Instruction (EMI) in Brazil and Flanders (Belgium): a comparative study. ILHA DO DESTERRO, v. 73, nº 1, p. 217-246, Florianópolis, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8026.2020v73n1p217. Acesso em: 25 out 2025.

MACARO, Ernesto; CURLE, Samantha; PUN, Jack; AN, Jian; DEARDEN, Julie. A systematic review of English medium instruction in higher education. Journal of English for Academic Purposes, v. 35, p. 23–40, 2018. Disponível em: https://scispace.com/pdf/a-systematic-review-of-english-medium-instruction-in-higher-7bnfue12m7.pdf. Acesso em: 25 out 2025.

MARIN, Andrea P.; JUNGER, Alex P.; ASSAYAG, Rosana M.; AMARAL Luiz H.. Cursos Superiores Tecnológicos no Brasil: O crescimento da modalidade de Ensino Superior nos últimos anos. REVISTA HUMANIDADES E INOVAÇÃO, v. 6, n. 2, 2019. Disponível: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/962. Acesso em: 25 out 2025.

OLIVEIRA, Dalila A.. A Educação Básica e Profissional no Contexto das Reformas dos Anos 90. TRABALHO & EDUCAÇÃO. Belo Horizonte, v. 8, p. 47–73, 2001. Disponível: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9184/6605. Acesso em: 25 out 2025.

SÃO PAULO. Assessoria Técnico-Legislativa. Lei n. 4.672, de 4 de setembro de 1985 altera a redação do Artigo 10 do Decreto-lei de 6 de outubro de 1969 que criou, como entidade autárquica, o Centro Estadual de Educação Tecnológica de São Paulo. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/1985/lei-4672-04.09.1985.html. Acesso em: 25 out 2025.

WÄCHTER, Bernd; MAIWORM, Friedhelm. English-taught programmes in European higher education: the state of play in 2014. Bonn: Lemmens Medien GmbH, 2014.

Publicado

2025-12-11

Cómo citar

dos Santos Pereira, S., Borghi, E. ., Schmidt, E. ., & Garcia Ribeiro de Arruda, L. . (2025). DISCIPLINAS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA (EMI) NO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO: A EXPERIÊNCIA DO CENTRO PAULA SOUZA: THE EXPERIENCE OF CENTRO PAULA SOUZA. evista BTecLE, 9(2), 231–244. ecuperado a partir de https://revista-cbtecle.cps.sp.gov.br/index.php/CBTecLE/article/view/1306