A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS: PERSPECTIVAS FORMATIVAS
Palavras-chave:
Formação docente, Ensino de inglês, Ensino superior, Reflexividade, Narrativas formativasResumo
Este artigo discute a formação de professores de língua inglesa no ensino superior tecnológico, com foco nas experiências formativas de três docentes que atuam em uma unidade da Faculdade de Tecnologia localizada no interior do estado de São Paulo. A investigação insere-se no campo qualitativo, de caráter teórico-reflexivo e narrativo, fundamentando-se na perspectiva histórico-cultural, no círculo de Bakhtin e no método biográfico. O estudo tem como objetivo compreender como as trajetórias acadêmicas e profissionais dessas docentes revelam processos de formação no ensino de línguas, articulando dimensões pessoais, pedagógicas e institucionais. A metodologia adotada baseia-se na abordagem (auto)biográfica, com foco na análise documental de narrativas presentes em memoriais reflexivos, currículos, documentos institucionais e registros de práticas formativas das professoras participantes. Essa opção metodológica possibilita a leitura das trajetórias docentes a partir dos sentidos produzidos em suas escritas e percursos formativos, permitindo identificar movimentos de construção identitária e de desenvolvimento profissional. Espera-se, com este estudo, contribuir para a compreensão da docência no ensino superior tecnológico como espaço de formação contínua, de diálogo entre teoria e prática e de articulação entre saberes técnicos, pedagógicos e humanos.
Referências
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Narrative inquiry: Experience and story in qualitative research. San Francisco: Jossey-Bass, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 52. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LINCOLN, Yvonna S.; GUBA, Egon G. Naturalistic inquiry. Newbury Park: Sage, 1985.
NACARATO, Adair Mendes. Formação e prática docente: caminhos possíveis para o ensino superior. Revista de Educação da Universidade São Francisco, Itatiba, v. 21, n. 2, p. 45–59, 2015.
NÓVOA, António (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
NÓVOA, António. Firmar a profissão docente, afirmar a sua profissionalidade. Educação & Sociedade, Campinas, v. 38, n. 139, p. 7–26, jan./mar. 2017.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Reflexividade narrativa e poder auto(trans)formador. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 44, p. 1–21, 2021.
PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
RIESSMAN, Catherine Kohler. Narrative methods for the human sciences. Thousand Oaks: Sage, 2008.
STAKE, Robert E. The art of case study research. Thousand Oaks: Sage, 1995.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
