RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA DOCÊNCIA DO ENSINO TÉCNICO: COMPETÊNCIAS, ÉTICA E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA

Autores/as

  • Benito Piruk Nunez Centro Paula Souza

Palabras clave:

Inteligência Artificial, Ensino Técnico, Competências Docentes, Ética, Mediação Pedagógica

Resumen

O presente trabalho apresenta um relato de experiência sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) na prática docente no ensino técnico, destacando as competências técnicas, pedagógicas, éticas e políticas envolvidas em seu uso. A experiência foi desenvolvida em uma Escola Técnica Estadual (ETEC) do Centro Paula Souza, pertencente ao eixo tecnológico da Indústria, com turmas dos cursos Técnico e Médio Técnico. O relato descreve o planejamento, a execução e a percepção dos alunos em uma oficina que integrou o uso de ferramentas de IA (ChatGPT, Copilot e Canva) na elaboração de materiais didáticos e atividades avaliativas. A análise considera as dimensões da docência — técnica, pedagógica, ética e política — e propõe uma reflexão crítica sobre a formação docente necessária para o uso ético e humanizado da IA. Conclui-se que a integração consciente das tecnologias fortalece o papel mediador do professor e promove uma educação técnica mais reflexiva, inclusiva e inovadora.

Citas

FEENBERG, A. Between reason and experience: Essays in technology and modernity. Cambridge: MIT Press, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

KENKSI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2012.

MORAN, J. Metodologias ativas e inovação educacional. Porto Alegre: Penso, 2018.

PRETTO, N. Educação, cultura digital e redes: desafios contemporâneos. Salvador: EDUFBA, 2012.

SANTOS, E. Pesquisa-formação na cibercultura. Salvador: EDUFBA, 2019.

UNESCO. AI and education: guidance for policy-makers. Paris: UNESCO, 2021.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Publicado

2025-12-11

Cómo citar

Piruk Nunez, B. (2025). RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA DOCÊNCIA DO ENSINO TÉCNICO: COMPETÊNCIAS, ÉTICA E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. evista BTecLE, 9(2), 079–085. ecuperado a partir de https://revista-cbtecle.cps.sp.gov.br/index.php/CBTecLE/article/view/1295