A A MÚSICA NO ENSINO DO INGLÊS – UMA REVISÃO DA LITERATURA
Palabras clave:
ensino de inglês, música, aquisição de segunda língua, didática, aprendizagem significativaResumen
Este artigo apresenta uma revisão teórica sobre o uso da música como ferramenta pedagógica no ensino e aprendizagem da língua inglesa. O objetivo é compreender os benefícios, desafios e fundamentos que sustentam essa prática educacional, observando o papel da música na aquisição linguística, na motivação dos estudantes e no desenvolvimento de habilidades auditivas, vocabulares e culturais. A pesquisa baseia-se em estudos acadêmicos nacionais e internacionais que demonstram a eficácia do uso de músicas no contexto de ensino de línguas. Conclui-se que a música, quando utilizada de forma planejada e alinhada aos objetivos de aprendizagem, pode potencializar o processo de aquisição do inglês como língua estrangeira.
Citas
ABREU, Diego Candido; DA ROCHA SILVEIRA, Fernanda Vieira. Afeto, emoções e sentimentos: uma revisão do estado da arte. The ESPecialist, v. 46, n. 1, p. 566-586, 2025.
ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. 21. ed. Campinas, SP: Pontes, 2012, 73 p.
BRYCE, T. G. K.; BLOWN, E. J. Ausubel’s meaningful learning re-visited. Current Psychology, v. 43, p. 4579-4598, 2024.
DE SOUZA NETO, Fernando Gonçalves. repensando o ensino de inglês: a importância da consciência fonológica e da fonética e da fonologia no aprendizado da língua estrangeira. Repositório Digital de Teses e Dissertações do PPGLin/Uesb, v. 12, p. 135 p.-135 p., 2024.
GARDNER, Howard. Frames of mind: The theory of multiple intelligences. New York: Basic Books, 1983, 528 p.
HUI, Christine Wong Jun; JAMALUDIN, Khairul Azhar. The use of songs in English language teaching: A systematic literature review to identify advantages and appropriateness of age categories. International Journal of Academic Research in Progressive Education and Development, v. 13, n. 1, p. 18030-18045, 2024.
LI, Linge; ZHANG, Jialing. A review on the application and effects of songs in foreign language vocabulary learning. Communications in Humanities Research, v. 64, 2025.
MEDINA, Suzanne L. The effect of music on second language vocabulary acquisition. National Network for Early Language Learning, v. 6, n. 3, p. 1-8, 1990.
MENDES JUNIOR, Nilson Macêdo. Formação de professores de língua inglesa e a cultura no ensino de línguas adicionais. Editora Licuri, p. 141-163, 2023.
MURPHEY, Tim. Music and Song. Oxford: Oxford University Press, 1992, 151 p.
PATEL, Aniruddh D. Music, Language, and the Brain. New York: W.W. Norton & Company, 2008, 520 p.
VYGOTSKY, L. Pensamiento y lenguaje. Editorial Paidos. España, 1993, 124p.
ZHANG, Yuan; BAILLS, Florence; PRIETO, Pilar. Singing songs facilitates L2 pronunciation and vocabulary learning: A study with Chinese adolescent ESL learners. Languages, v. 8, n. 3, p. 219, 2023.
