AUTONOMIA NO APRENDIZADO DE LÍNGUAS: UMA REVISÃO INICIAL

Autores

  • Tiago Rebecca

Palavras-chave:

Autonomia, Aprendizagem de Línguas, Complexidade

Resumo

Este trabalho destaca a autonomia como uma necessidade da sociedade globalizada, que exige a capacidade de aprender, adaptar-se e tomar decisões conscientes. O presente trabalho aborda a relevância e a complexidade da autonomia no ensino e na aprendizagem de línguas estrangeiras na sociedade contemporânea, marcada pela globalização e pela evolução tecnológica, resgatando a origem dos estudos sobre autonomia no ensino de línguas a partir da década de 1970, impulsionada pela emergência da abordagem comunicativa. Com o objetivo de revisar a literatura, o trabalho foca nas contribuições de pesquisadores de destaque, como  Phil Benson (1997, 2007), Vera Lúcia Menezes de Oliveira Paiva e Junia de Carvalho Fidelis Braga (2006, 2008). Em conclusão, o estudo reforça que a autonomia envolve questões psicológicas, comportamentais e sociais. A pesquisa rigorosa sobre o tema é crucial para investigar a manifestação dessa complexidade em diferentes contextos e para determinar as estratégias pedagógicas mais eficazes. O entendimento da autonomia como um sistema complexo é fundamental para formar aprendizes mais competentes, críticos e independentes, essenciais para o desenvolvimento linguístico e pessoal ao longo da vida.

Referências

BENSON, P. The philosophy and politics of learner autonomy. In: BENSON, Phil; VOLLER, Peter (ed.). Autonomy and independence in language learning. [S.l.: s.n.], 1997. p. 18-34.

BENSON, P. Autonomy in language teaching and learning. Language Teaching, Cambridge, n. 40.1, p. 21-40, 2007.

DAM, L. Learner autonomy 3: from theory to classroom practice. Dublin: Authentik, 1995.

DICKINSON, L. Self-instruction in language learning. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.

HOLEC, H. Autonomy and foreign language learning. Oxford: Pergamon Press, 1981.

LITTLE, D. Learner autonomy: definitions, issues and problems 1. Dublin: Authentik, 1991.

LITTLE, D; RIDLEY, Jennifer; USHIODA, Ema (ed.). Learner autonomy in the foreign language classroom: teacher, learner, curriculum and assessment. Dublin: Authentik, 2003.

PAIVA, V.L.M.O.; BRAGA, J.C.F. The complex nature of autonomy (A natureza complexa da autonomia). DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, São Paulo, n. 24, p. 441-468, 2008.

PAIVA, V.L.M.O. Autonomia e complexidade. Revista Linguagem e Ensino, Pelotas, v. 9, n. 1, p. 77-127, 2006.

Downloads

Publicado

11/12/2025

Como Citar

Rebecca, T. . (2025). AUTONOMIA NO APRENDIZADO DE LÍNGUAS: UMA REVISÃO INICIAL. evista BTecLE, 9(2), 258–265. ecuperado de https://revista-cbtecle.cps.sp.gov.br/index.php/CBTecLE/article/view/1316

Edição

Seção

Artigos