LINGUAGEM, PODER E EMANCIPAÇÃO: REFLEXÕES DA LINGUÍSTICA CRÍTICA

REFLECTIONS FROM CRITICAL LINGUISTICS

Autores

  • Gladison Perosini Universidad Leonardo da Vinci

Palavras-chave:

Linguagem, Desigualdade social, Linguística crítica, Educação emancipatória, Discurso

Resumo

A linguagem transcende a função de mero instrumento comunicativo, estabelecendo-se como um campo de disputa simbólica onde se inscrevem, se legitimam e se contestam as estruturas de poder e as desigualdades sociais. Este artigo, de natureza bibliográfica e de profunda revisão crítica, objetiva reexaminar as principais correntes teóricas que articulam linguagem e desigualdade social, notadamente sob as lentes da Linguística Crítica (LC) e da Educação Emancipatória. Fundamenta-se na premissa de que todo ato linguístico é intrinsecamente ideologicamente situado, conforme postulado por autores clássicos como Pêcheux e Fairclough, e que a práxis educativa possui o potencial de reconfigurar tais práticas discursivas em vetores de emancipação, em consonância com a pedagogia de Freire. O aprofundamento teórico estabelece um diálogo robusto entre o materialismo histórico, as teorias foucaultianas de poder e as abordagens dialógicas de Bakhtin, integrando-as às contribuições contemporâneas da Análise Crítica do Discurso (ACD). Conclui-se que a LC, em sinergia com a pedagogia freireana, oferece um horizonte epistemológico para a reconfiguração do ensino de língua portuguesa, transformando-o em uma prática de resistência epistêmica, consciência crítica e transformação social, um imperativo reforçado por pesquisas recentes sobre a reprodução discursiva da iniquidade.

Referências

ABDUL RAZZAK, N. Paulo Freire’s critical and dialogic pedagogy and its implications for the Bahraini educational context. EDUCATIONAL PHILOSOPHY AND THEORY, v. 52, n. 9, p. 999-1010, 2020.

ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de Estado: notas sobre os aparelhos ideológicos de Estado (AIE). 3. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

APPLE, M. W. Educação e poder. Porto Alegre: Artmed, 2006.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2009.

BILGIN, G. G. Freirean dialogue: an effective pedagogy for critical peace education. EĞITIMDE KURAM VE UYGULAMA, v. 16, n. 2, p. 139-149, 2020.

BOURDIEU, P. A economia das trocas linguísticas: o que falar quer dizer. 2. ed. São Paulo: Edusp, 1996.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

DE FOUR-BABB, J.; COYE, T.; DE SHIELD, C. Social Justice in Education Sector Reform in Belize: Implications for Teacher Education. In: Pursuing Social Justice Agendas in Caribbean Higher Education. Routledge, p. 61-78, 2024.

FAIRCLOUGH, N. Discourse and social change. Cambridge: Polity Press, 1992.

FAIRCLOUGH, N. Language and power. 2. ed. London: Longman, 2001.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 22. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1979/2007.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987/2020.

GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Ática, 1997.

GIROUX, H. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.

HERMAWAN, A. D.; HAMDANI, A. Critical Discourse Analysis of Norman Fairclough on Online Media Reporting About the Rohingya Refugee Crisis. MATAPENA, v. 6, n. 2, p. 549-557, 2023.

HUDLEY, A. H. C.; FLORES, N. Social justice in applied linguistics: not a conclusion, but a way forward. ANNUAL REVIEW OF APPLIED LINGUISTICS, v. 42, p. 144-154, 2022.

KOCH, I. V. A coerência textual. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

KUMAR, A. et al. Tale of textbooks: a critical discourse analysis of gender representation in Pakistani elementary English language textbooks. LINGUISTICS AND EDUCATION, v. 88, p. 101441, 2025.

LOVÉN, V. Security and competitiveness at the expense of social equality and environmental protection? A critical analysis of sustainability discourses in the EU strategic agendas between 2014–2024. 2025.

MACKEY, A. et al. Social justice in applied linguistics: making space for new approaches and new voices. ANNUAL REVIEW OF APPLIED LINGUISTICS, v. 42, p. 1-10, 2022.

MAHARJAN, J. et al. Differential analysis of age, gender, race, sentiment, and emotion in substance use discourse on X during the COVID-19 pandemic: an NLP approach. 2025. Disponível: https://infodemiology.jmir.org/2025/1/e67333. Acesso em: 19 nov 2025.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MARTA, R. Permanent uncertainty and social vulnerability in contemporary risk society. DISCOVER GLOBAL SOCIETY, v. 3, n. 1, p. 124, 2025.

MCLAREN, P. A vida nas escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.

MATOS, F. G. Por uma linguística aplicada indisciplinar. DELTA, v. 23, p. 161-163, 2007.

MOORHEAD, L.; JIMÉNEZ, J. ‘Do not go through the system passively’: integrating environmental studies and ethnic studies through a social justice outdoor education program. YOUTH, v. 5, n. 2, p. 46, 2025.

ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 8. ed. Campinas: Pontes, 2007.

PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso (AAD-69). In: Por uma análise automática do discurso. v. 3, p. 61-161, 1997.

PENNYCOOK, A. Critical applied linguistics: a critical re-introduction. New York: Routledge, 2021.

PEROSINI, G. L. Periocrítica como eixo estruturante da formação crítica de educadores e educandos. REVISTA AMAZÔNIDA, v. 10, n. 1, p. 1-19, 2025.

PIEDADE, V. L.; MESSAS, G. Psychotherapy of the oppressed: the education of Paulo Freire in dialogue with phenomenology. PHILOSOPHICAL PSYCHOLOGY, v. 38, n. 1, p. 189-208, 2025.

RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola, 2003.

RESENDE, V. M.; RAMALHO, V. Análise de discurso crítica. São Paulo: Contexto, 2006.

ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SARABI, N. et al. Perceived inequality in women’s sports: a qualitative critical discourse analysis in the Iranian context. INTERNATIONAL JOURNAL FOR EQUITY IN HEALTH, v. 24, n. 1, p. 232, 2025.

SCHERRE, M. M. P. Doa-se lindos filhotes de poodle: variação linguística, mídia e preconceito. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

SLEMON, A. Absences and silences in critical discourse analysis: methodological reflections. INTERNATIONAL JOURNAL OF QUALITATIVE METHODS, v. 24, 2025.

TAKONA, J. P. Transformative education: Paulo Freire’s pedagogy of the oppressed and its contemporary resonance. JOURNAL OF GLOBAL EDUCATION AND RESEARCH, v. 9, n. 1, p. 87-107, 2025.

Downloads

Publicado

11/12/2025

Como Citar

Perosini, G. (2025). LINGUAGEM, PODER E EMANCIPAÇÃO: REFLEXÕES DA LINGUÍSTICA CRÍTICA: REFLECTIONS FROM CRITICAL LINGUISTICS. evista BTecLE, 9(2), 136–147. ecuperado de https://revista-cbtecle.cps.sp.gov.br/index.php/CBTecLE/article/view/1310

Edição

Seção

Artigos