‘- AGORA DÁ PRA FAZER QUASE TUDO DE CASA!’ A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO MODERNO NO PROCESSO DE DIGITALIZAÇÃO BANCÁRIA

THE CONSTITUTION OF THE MODERN SUBJECT IN THE PROCESS OF BANKING DIGITALIZATION

Autores

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Constituição do Sujeito, Digitalização Bancária, Inovação Tecnológica

Resumo

A velocidade com que os discursos assumem novas formas na contemporaneidade expõe os indivíduos a múltiplos dizeres que os constituem como sujeitos. As práticas sociais, moldadas pelos objetivos das instituições, transformam-se constantemente, gerando discursos que circulam amplamente na mídia, impulsionados pela busca da eficiência econômica, traduzida em lucro. Nesse sentido, este estudo analisa a campanha de inovação do Bradesco, com foco no comercial exibido em fevereiro de 2020 e em sua atualização, veiculada em outubro do mesmo ano, diante da crise sanitária da Covid-19. Os dizeres desses comerciais reproduzem a ideia de inovação tecnológica oferecida aos clientes, incentivando mudanças em práticas sociais consolidadas sobre o manejo do dinheiro, agora em formato digital — rápido, seguro e moderno. Com o avanço da pandemia e a disseminação do vírus SARS-CoV-2, o comercial de outubro associa a inovação tecnológica ao discurso da saúde, apresentando-a como meio de facilitar o distanciamento e o isolamento social. Assim, a tecnologia do Bradesco é representada não apenas como cuidado financeiro, mas também com a saúde dos clientes. À luz da Análise do Discurso, o estudo busca compreender como os discursos midiáticos constituem sujeitos que adotam práticas sociais alinhadas aos interesses institucionais.

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Publicado

11/12/2025

Como Citar

Gomes, A. do N., Peixoto Coelho, F., Nunes Delfino, M. C., & Schmitz de Almeida Lopes, T. (2025). ‘- AGORA DÁ PRA FAZER QUASE TUDO DE CASA!’ A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO MODERNO NO PROCESSO DE DIGITALIZAÇÃO BANCÁRIA: THE CONSTITUTION OF THE MODERN SUBJECT IN THE PROCESS OF BANKING DIGITALIZATION. evista BTecLE, 9(2), 009–026. ecuperado de https://revista-cbtecle.cps.sp.gov.br/index.php/CBTecLE/article/view/1302

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Artigos