METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DA RECEPÇÃO PASSIVA AO PROTAGONISMO DISCURSIVO NO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Metodologias ativas, Ensino de Língua Portuguesa, Ensino Médio, Protagonismo Estudantil, BNCCResumo
Este artigo discute as possibilidades de articulação entre metodologias ativas e o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio brasileiro, visando à superação do modelo pedagógico tradicional centrado na transmissão de conteúdos gramaticais descontextualizados. A partir de revisão teórica fundamentada em autores contemporâneos, o estudo evidencia convergências epistemológicas entre os princípios das metodologias ativas — protagonismo estudantil, aprendizagem significativa, colaboração — e as perspectivas sociointeracionistas e dialógicas de ensino de língua materna. Analisa-se como as orientações da Base Nacional Comum Curricular para o componente de Língua Portuguesa, organizadas em torno dos eixos de leitura, produção textual, oralidade e análise linguística/semiótica, alinham-se aos pressupostos das metodologias ativas. Exploram-se possibilidades teóricas de articulação entre diferentes abordagens ativas — como Aprendizagem Baseada em Projetos, círculos de leitura, escrita colaborativa, debates regrados e análise linguística contextualizada — e o desenvolvimento de competências comunicativas dos estudantes do Ensino Médio. Discutem-se também os desafios estruturais, culturais e formativos para implementação de tais práticas no contexto educacional brasileiro. Conclui-se que as metodologias ativas constituem caminho promissor para formação de leitores críticos, produtores competentes e sujeitos protagonistas de suas práticas discursivas, desde que sustentadas por políticas públicas adequadas e processos formativos consistentes.
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