ENGAJAMENTO E INTERATIVIDADE NO ENSINO DE FIGURAS DE LINGUAGEM: UMA PRÁTICA COM PADLET E KAHOOT NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO

Autores/as

  • Aurea Sílvia Amaral Marques Silva Etec Atonio Devisate

Palabras clave:

: Figuras de Linguagem, Ensino Médio, Padlet, Kahoot, Metodologias Ativas

Resumen

O presente artigo, no formato de relato de experiência, descreve a aplicação de uma sequência didática para o ensino do conteúdo ‘figuras de linguagem’, utilizando as ferramentas digitais Padlet e Kahoot, com alunos do primeiro ano do Ensino Médio, do Curso Técnico em Serviços Jurídicos, no componente curricular de Língua Portuguesa. A proposta pedagógica buscou aliar o estudo da teoria gramatical à prática de forma contextualizada, utilizando como principal objeto de análise músicas populares brasileiras. A metodologia ativa, pautada na gamificação e na colaboração digital, visou aumentar o engajamento dos estudantes, promover o desenvolvimento de multiletramentos e demonstrar a relevância das figuras de linguagem para a construção de sentido em diferentes gêneros textuais. Os resultados preliminares indicam um aumento significativo na participação e no interesse dos alunos pelo conteúdo, transformando a aula em um ambiente mais dinâmico e interativo.

Citas

BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.

BRASIL (MEC) Base Nacional Comum Curricular, 2019a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 06 out. 2025.

DEMO, P. Conhecer e aprender. Sabedoria dos limites e desafios. Porto Alegre: Arthmed, 2004.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 1. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GRUPO DE NOVA LONDRES. Uma pedagogia dos multiletramentos: projetando futuros sociais. Tradução de Deise Nancy de Morais et al. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 2, p. 11-44, jul./dez. 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/download/5578/4503/22107 Acesso em: 03 out. 2025.

MORAN, J. Mudando a educação com as metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II] Carlos Alberto de Souza e Ofélia Elisa Torres Morales (org.). PG: Foca Foto- PROEX/UEPG, 2015. Disponível em:

<http://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf>. ROJO, R. H. R. Multiletramentos, mídias e educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

ROJO, R.; MOURA, E.(Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2019.

Publicado

2025-12-11

Cómo citar

Amaral Marques Silva, A. S. (2025). ENGAJAMENTO E INTERATIVIDADE NO ENSINO DE FIGURAS DE LINGUAGEM: UMA PRÁTICA COM PADLET E KAHOOT NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO. evista BTecLE, 9(2), 038–045. ecuperado a partir de https://revista-cbtecle.cps.sp.gov.br/index.php/CBTecLE/article/view/1300

Número

Sección

RELATOS DE EXPERIÊNCIA